Carteira limpa
Se os canhotos de compras com cartão se proliferam na sua carteira e de lá vão direto para o lixo, não há porque pegá-los toda vez que a maquininha aprovar o pagamento. É só dizer que não precisa da sua via. Assim, você poupa papel, tinta e reduz a quantidade de lixo produzido.
Muitas sacolas
Já reparou que muitas lojas oferecem sacolas enormes para produtos que não ocupam nem metade do espaço? Se você fizer compras em mais de uma loja, recuse sacolas e embalagens desnecessárias. Coloque tudo em uma só.
Sapatos na mão
A não ser que você esteja precisando, peça para a loja colocar seus sapatos em um saquinho ao invés da caixa. Se já estiver com outra sacola na mão, coloque o par que você acabou de comprar dentro. A ideia é: evite fazer com que embalagens que você não vai reaproveitar em casa virem lixo em algumas poucas horas.
Lixinho
Se durante o passeio você comer um chocolate ou comprar uma água e o local não oferecer lixeiras com coleta seletiva, guarde as embalagens que conseguir com você – dentro da bolsa, em uma sacola – e descarte em outro local que separe o lixo (em casa você já não faz isso? Então, sim, leve o lixo pra casa).
Planejamento e controle
Sair comprando tudo por impulso não é a melhor forma de resolver problemas, ficar menos ansioso ou mais feliz (existem formas melhores, não!?). Por isso, pense no que você vai comprar, quando e onde vai usar ou que espaço aquele objeto terá na sua vida e na sua casa. Afinal, tudo o que consumimos gera algum impacto para o meio ambiente e a sociedade, desde a extração da matéria-prima até o descarte.
Fonte: Super
www.oficinadoestudante.com.br
Fonte: Oficina do Estudante