A ONG WWF promove uma forma de impedir que arquivos digitais sejam impressos. Quantas vezes você já não se deparou com uma assinatura de e-mail que recomendava pensar antes de mandar as páginas para a impressora? Pois a ideia da ONG vai além: ao salvar um arquivo com a extensão .wwf ele fica bloqueado para impressão.
O software que lê e transforma documentos em .wwf é gratuito e simples de ser usado. Depois de instalado, ele cria uma espécie de impressora virtual em seu computador. Para gerar o arquivo “verde”, que permanece apenas no meio digital, é preciso simular uma impressão e selecionar a opção de impressora save as wwf.
A iniciativa economizaria a derrubada de árvores, bem como os gastos com água para a produção de papel. Sem falar na energia e tinta das impressoras e no descarte exagerado das folhas. De acordo com a WWF, mais de 53 mil empresas, organizações e pessoas em todo mundo já aderiram à prática.
É uma forcinha para que ninguém caia na tentação de imprimir à toa. Por outro lado, vale lembrar que arquivos digitais também ocupam algum espaço e geram impacto ambiental (leia Armazenar não é preciso). Além do que, deixando de lado questões de pegada ambiental, desta forma tira-se a liberdade de o destinatário escolher se quer ou não imprimir seus documentos. Vai que ele precisa levá-lo a uma reunião ou que tenha dificuldade para ler arquivos extensos na tela? Não acreditamos que radicalizar – nesse caso, tirar o poder de escolha das pessoas – leve à sustentabilidade em uma sociedade.
Fonte: Superinteressante
www.oficinadoestudante.com.br
Fonte: Oficina do Estudante