A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) subiu da 44ª posição para a 28ª em ranking que lista as 100 melhores instituições "jovens" do mundo. Divulgada nesta quarta-feira (19) pela revista britânica Times High Education (THE), a classificação analisou as universidades com menos de meio século de história por meio de 13 indicadores de performance.
Pela classificação da THE, a Unicamp, fundada em 1966, é a única representante da América Latina a figurar na lista. A Universidade Estadual Paulista (Unesp), criada em 1976, apareceu no 99º lugar no ranking do ano passado, mas nesta edição não foi classificada.
A Universidade de São Paulo (USP), geralmente a brasileira mais bem colocada em rankings internacionais, não entrou na lista porque foi fundada há 79 anos, em 1934.
De acordo com a revista, o ranking tem como objetivo identificar quais são as universidades que poderão se tornar líderes educacionais no futuro, além de desafiar o predomínio dos Estados Unidos e do Reino Unido no quesito educação superior.
Assim como no ano passado, a lista divulgada nesta quarta tem o Reino Unido como principal destaque, já que 18 das 100 instituições são de lá.
Porém, o topo do ranking ficou com a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, na Coreia do Sul. Ela foi seguida pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, e pela Universidade de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul (veja tabela abaixo).
Os seis principais quesitos de análise da THE são o ensino, a pesquisa, as citações em publicações, o financiamento do setor privado e as relações internacionais praticadas pelas instituições.
Fonte: G1
Fonte: Oficina do Estudante