Cem alunos, divididos em 25 grupos, participam no sábado pela manhã do Desafio do Macarrão. Foram premiadas as pontes que suportaram mais vezes o seu próprio peso.
Além disso, foi premiada também a estrutura mais bonita, levando-se em consideração os critérios de simetria e acabamento.
A equipe vencedora da ponte mais bonita foi a Macarrão, dos alunos LeticiaDezolt, Henrique Barbi, Sophia Pinto Hornburg e Vitor Carnisella.
Já o 1º lugar da que aguentou mais vezes o seu próprio peso (19 vezes) foi p/ Talharim, das alunas Beatriz Gozzi, Caroline Mayuri, Luana Vamargo e Luiza Cunha Gonçalves.
O 2° lugar ficou com a Macarronte (que suportou 14 vezes o seu próprio peso). A estrutura foi montada pelos estudantes Ana Paula Silvestre, Breno Alves, Bruno Zachetta e Iara Brito.
O 3º lugar foi para Macarrones (13 vezes), do grupo formado por Isabela Moreno, Julia Milani, Hillary Massarante e Mariana Santana.
Participaram estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II e os do 1º e 2º anos do Médio.
Além da aplicação prática dos conhecimentos teóricos de física e de matemática, a iniciativa traz outros benefícios. "É uma oportunidade para os alunos se conhecerem e conviverem com diferenças de opiniões”, declarara o coordenador pedagógico Antunes Rafael.
Pedro Almeida, pai de Vitoria Raquel, do 2°C, veio apoiar a filha, que compõe a equipe Space. “É muito importante esse trabalho em grupo”, afirma.
Outra importância da iniciativa “é o desenvolvimento cognitivo dos alunos”, acrescenta o coordenador de projeto Gustavo Pagnota.
A aluna Angel Passagnola, da equipe Bolonhesa, destacou sobretudo a reflexão. "É muito legal. A gente tem que pensar muito em peso, nas medidas, na montagem”.
Fonte: Oficina do Estudante